SERVIÇOS

SEGURANÇA

Plano de segurança COP30

O Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social junto aos órgãos municipais de segurança e trânsito irá mobilizar 10 mil agentes e mais de 700 viaturas no período de 1º a 25 de novembro para reforçar as ações como escoltas, policiamento ostensivo e preventivo, além do monitoramento em tempo real.

As principais bases de segurança pública com agentes do Ministério da Defesa e Polícia Militar estarão posicionadas próximas ao Parque da Cidade, Base Aérea de Belém, Porto de Outeiro e nos principais corredores de acesso ao local do evento.

Bases de Monitoramento e Segurança

Canais Oficiais de Atendimento

Em caso de emergência: acionar o 190, do Centro Integrado de Operações (CIOp) por meio de ligação. Em caso de emergência nas ruas, se visualizar um totem de segurança (Equipamento azul com câmeras e leitura em Português, Inglês e Espanhol), acionar o botão na frente do equipamento que será direcionado ao CIOP.

Todos os visitantes estrangeiros que estiverem na Região Metropolitana de Belém podem acionar o número de emergência equivalente ao país de origem, pois a ligação será encaminhada automaticamente ao CIOp.

Manifestações

Em relação às manifestações sociais, elas serão coordenadas, porém, ainda devem acontecer interdições nas vias. O Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds) e a organização do evento vão tratar de forma pacífica para que as vias possam ser liberadas o mais breve possível. Estão planejadas duas manifestações nos dias 12 e 15 de novembro. O evento do dia 12 será uma barqueata que sairá da Universidade Federal até a Vila da Barca, depois retornará à Federal.

Uso de Drones

Sobre o uso de drones, a Força Aérea Brasileira controlará todo o espaço aéreo em Belém, com foco nas áreas do Parque da Cidade, Base Aérea e Aeroporto Internacional. Em toda Belém, o uso de drones não está autorizado sem autorização prévia pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).